Menu Categorias

Publicado em Diversos -

Saiba Mais – Mitologia – O Simbolismo dos Mitos

Saiba Mais – Mitologia – O Simbolismo dos Mitos

Definição

Mitologia é o estudo dos mitos: lendas e / ou histórias de uma cultura em particular, creditadas como verdadeiras e que constituem um sistema religioso ou de crenças específicos.

Os mitos são, geralmente, histórias baseadas em tradições e lendas feitas para explicar o universo, a criação do mundo, fenômenos naturais e qualquer outra coisa a que explicações simples não são atribuíveis.

Mas nem todos os mitos têm esse propósito explicativo. Em comum, a maioria dos mitos envolvem uma força sobrenatural ou uma divindade, mas alguns são apenas lendas passadas oralmente de geração em geração.

Figuras mitológicas são proeminentes na maioria das religiões e a maior parte das mitologias estão atadas a pelo menos uma religião. Alguns usam a palavra mito e mitologia para desacreditar as histórias de uma ou mais religiões.

O termo é freqüentemente associado às descrições de religiões fundadas por sociedade antigas como Mitologia Romana, Mitologia Grega, Mitologia Egípcia e Mitologia Nórdica, que foram quase extintas. No entanto, é importante ter em mente que enquanto alguns vêem os panteões nórdicos e célticos como meras fábulas outros os têm como religião.

Religião e Mitologia

Alguns usam os termos mito e mitologia para ilustrar estórias de uma ou mais religiões como algo falso ou duvidoso. Enquanto quase todos os dicionários incluem essa definição, mito nem sempre significa que uma estória é falsa, tampouco verdadeira. O termo é constantemente utilizado nesse sentido de descrever religiões criadas pelas sociedades antigas, cujos ritos estão quase extintos.

Muitas pessoas não consideram as estórias sobre a origem e acontecidos, liberais, assim como a maioria dos neo pagões, não têm quaisquer preconceitos em aceitar seus textos religiosos como contendores de mitos.

Eles vêem seus textos sagrados como possuindo verdades religiosas, inspiradas divinamente, mas não repassadas em linguagens humanas. Outros separam suas crenças de estórias similares de outras culturas e se referem a estas como história. Essas pessoas se opõem ao uso da palavra “mito” para descrever suas crenças.

A palavra Mitologia é usada para se referir a estórias, que, enquanto elas podem ou não serem factuais, revelam verdades fundamentais e pensamentos sobre a natureza humana, através do freqüente uso de arquétipos.

Também é necessário frisar que as estórias discutidas expressam pontos de vista e crenças de um país, um período no tempo, cultura e/ou religião a qual lhes deu à luz. Uma pessoa pode falar de Mitologia Judaica, Mitologia Cristã ou mesmo Mitologia Islâmica, onde cada uma descreve os elementos míticos nessas religiões sem se referir à veracidade sobre a sua história.

mitologia-1

Compartilhe