Aromaterapia – A Terapia dos Aromas

Terapia Holística

Aromaterapia – A Terapia dos Aromas descreve esta técnica, a História, a Aplicação Terapêutica, a Extração e o Uso dos Óleos Essenciais.

Aromaterapia – A Terapia dos Aromas

O Que É o Aromaterapia?

Aromaterapia é a prática terapêutica que se utiliza dos Óleos Essenciais 100% puros para a prevenção e/ou tratamento auxiliar de problemas físicos, psicológicos e energéticos, visando proporcionar o bem estar geral do ser humano.

Serve para tratar e/ou embelezar a pele, auxiliar na cura de doenças comuns, curar a alma, relaxar o corpo e a mente.

História

Em toda a história da civilização humana, as plantas medicinais e aromáticas foram utilizadas para purificar e perfumar ambientes, para afastar maus espíritos, tratar de problemas da pele, tratar de problemas físicos como no uso das infusões, nos processos de mumificação no antigo Egito, nos banhos romanos, etc.

Hoje a prática da Aromaterapia está se tornado bastante difundida pelos 4 cantos do mundo, mas ainda é, na maioria dos países, considerada como Medicina Complementar.

Na França, a Aromaterapia faz parte da formação médica.

Aplicação Terapêutica

A verdadeira Aromaterapia é a aplicação terapêutica dos Óleos Essenciais através de banhos, massagens, compressas, difusão no ambiente, etc usando sempre veículos neutros para diluí-los tais como: óleos vegetais, água ou álcool de cereais, preservando-se assim a propriedades químicas e a atuação físico-química no organismo humano, combinados com a atuação olfativa através do sistema límbico. 

O Poder Terapêutico das Essências Aromáticas 

A Aromaterapia consiste em tratar as doenças com a ajuda de óleos extremamente concentrados extraídos dos vegetais. Esses extratos chamados essências ou óleos essenciais contêm as substâncias que dão perfume às plantas e, por isso, seu odor é a característica principal. 

Óleos Essenciais 

Os Óleos Essenciais são produzidos por minúsculas glândulas presentes nas pétalas, no caule, na casca e na madeira de numerosas plantas e árvores.

Se, na natureza essas glândulas liberam os aromas das plantas de forma progressiva, quando aquecidas ou trituradas, elas explodem e liberam os odores com uma potência muito maior.

Extração

Para extrair o Óleo Essencial puro, recorre-se a um processo de destilação no vapor d’água.

Se a essência é dissolvida no álcool ou em outro solvente, denomina-se essência absoluta.

São menos puras que os óleos, porém conservam propriedades curativas interessantes. 

Uso dos Óleos Essenciais

Os usos dos Óleos Essenciais são múltiplos, mas eles são mais utilizados na unção da pele (massagem), podendo também ser inalados ou colocados na água de banho ou em compressas. 

Raramente são ingeridos.

Certamente são mais eficazes quando inalados, pois provocam uma ação imediata no cérebro.

Consciencia-Cosmica-Logo

Consciência Cósmica

Assuntos Relacionados Que Podem Interessar

Assine nossa Newsletter

Junte-se à nossa lista de e-mail para receber a programação de cursos, eventos e viagens.

Cadastrado com sucesso!