Menu Categorias
PETAR – Iporanga – SP

PETAR – Iporanga – SP

A Terra das Cavernas.

Localizado no sul do Estado de São Paulo, entre as cidades de Apiaí e Iporanga, está o PETAR – Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira.

Parque com mais de 300 cavernas, dezenas de cachoeiras, trilhas, comunidades tradicionais e quilombolas, sítios arqueológicos, paleontológicos… é realmente um verdadeiro paraíso escondido entre vales e montanhas e na maior porção de Mata Atlântica preservada do Brasil.

Criado por um decreto em 1958 (Governo do Estado de São Paulo), com cerca de 35 mil hectares de Mata Atlântica preservada, tornou-se depois da década de 90 um dos locais mais perfeitos para a prática de alguns esportes radicais com espeleo, rapel, boia cross, cascading, bike e, de algumas atividades como educação ambiental e fotografia da natureza.

No Petar você irá encontrar várias espécies de aves, mamíferos de grande porte: como pacas, antas e bugios; e muitas espécies de bromélias, orquídeas e palmito juçara. Além é claro de uma imensa quantidade de córregos e rios com águas cristalinas.

Sem dúvida o que mais atrai os visitantes ao PETAR são as cavernas.

As cavernas existentes oferecem vários níveis de desafios. Há desde cavernas com enormes rios, com escaladas, mergulhos e rapeis à cavernas com estruturas turísticas, como escadas, passarelas e pontes.

Existem no parque Quatro Núcleos de Visitação, todos possuem a finalidade de facilitar o controle dos visitantes e de proteger de forma mais organizada esse rico patrimônio.

Eles estão localizados estrategicamente pela área total o parque, como o Núcleo do Ouro Grosso, que fica no Bairro da Serra (Iporanga) e serve de base de apoio para cursos de monitoria ambiental, seminários, reuniões e de alojamento.

 

Veja o vídeo e conheça um pouco mais sobre a PETAR.

 

Compartilhe

Viagens

Viagem PETAR – Iporanga – SP – Final de Semana

Viagem PETAR – Iporanga – SP – Final de Semana

Iporanga – SP – A Terra das Cavernas.

com Eliane de Araujoh.

De 22 a 24 de Setembro.

Venha conhecer um lugar maravilhoso: o PETAR – Parque Estadual Turístico do

Leia mais