Menu Categorias
Monte Verde – MG

Monte Verde – MG

A Suíça Mineira.

Conhecida por seu clima frio, Monte Verde está localizada em um dos pontos mais altos da Serra da Mantiqueira, a 1.600 metros de altitude e a pouco mais de 160 km de distância de São Paulo. Monte Verde é um distrito do município mineiro de Camanducaia.

As marcas da colonização europeia são marcantes em Monte Verde e ainda mais evidentes nas construções e na culinária, características que conferem um ar romântico e acolhedor à localidade. Fondue, picanha, truta, pizzas e cervejas artesanais são algumas das delícias que o visitante encontra por lá.

As paisagens naturais são um capítulo à parte. Contemplá-las e respirar o ar puro da serra é receita infalível para quem quer afastar o estresse.

Monte Verde é conhecido pelo seu clima frio e temperaturas abaixo da média da região. Isso dá-se pelo fato de estar localizada em um dos pontos mais altos da Serra da Mantiqueira. Em certas épocas como maio, junho e julho, a temperatura em Monte Verde pode estar até 4 graus célsius mais fria do que em regiões próximas apenas alguns quilômetros.

Monte Verde ganhou em 2008 o título de melhor destino de inverno do Brasil e, em 2009, o título de cidade mais romântica na votação promovida pelo site Viaje aqui e a revista Quatro Rodas, da Editora Abril.

Sua paisagem está destacada por árvores de Mata Atlântica, como o ipê e o carvalho, mas também possui vegetais de áreas subtropicais como o pinheiro-do-Paraná ou araucária, e o cedro, além de florestas de eucalipto.

Com vocação turística e ótimas pousadas, Monte Verde tem como característica principal a natureza exuberante e o frio na temporada de inverno. Se Campos do Jordão é a suíça do estado de São Paulo, Monte Verde é a suíça do estado de Minas Gerais, tendo recebido significativo afluxo de imigrantes europeus.

Os costumes trazidos pelos primeiros moradores, o casal leto Verner Grinberg e Emilia Grinberg, e pelos alemães, suíços e italianos que foram chegando depois, também colaboram para o ‘ar europeu’ que se respira em Monte Verde. Mas a vila tem personalidade e sotaque próprio. A hospitalidade, por exemplo, é típica do povo mineiro. Basta ir a uma das casas de queijos e vinhos, localizadas na principal avenida, para ter certeza que o clima pode ser suíço, mas o prazer em receber é do autêntico mineiro.

Acolhedora, Monte Verde recebe e agrada famílias com filhos pequenos, jovens em busca do ecoturismo e casais apaixonados. A geografia local colabora para essa união de interesses tão diferentes, pois atende tanto quem busca o turismo contemplativo, como quem não se contenta apenas em apreciar belas paisagens e quer interagir, explorar e “viver” mais emoções do que cabem em um álbum de fotos. Ou seja, Monte Verde oferece prazeres para quem só quer fazer uma boa caminhada pela manhã, saborear um bom fondue, namorar à beira da lareira, cavalgar com as crianças e também para os adeptos de esportes radicais.

 

Veja o vídeo e conheça um pouco mais sobre Monte Verde.

Compartilhe