Menu Categorias
Monte Sião – MG

Monte Sião – MG

A Capital Nacional do Tricô.

Monte Siao 02Na divisa entre os estados de São Paulo e Minas Gerais, Monte Sião mistura aspectos das tradições paulistas e mineiras.

Ao mesmo tempo em que o visitante tem a chance de degustar queijos, vinhos, doces e cachaças, como em uma típica tarde mineira, ele também se depara com a sensação, tão comum a um paulistano, de circular em um shopping center – só que ao ar livre.

Não é exagero: para se ter uma ideia, são mais de 800 lojas e cerca de 1.500 malharias distribuídas nos 291 km² que compõem a cidade.

Monte Siao 03 - MalhasO município é conhecido como a capital nacional do tricô, de onde vêm a renda de cerca de 55% da população.

Durante o ano todo as fábricas e confecções da cidade trabalham para produzir mais de 2 milhões de luvas, gorros, cacharréis, puloveres, meia-calças, cardigans, entre outros modelos de peças de tricô.

Depois, é só esperar o primeiro sinal de aproximação do inverno para preparar a cidade para o alvoroço: a temporada de compras.

Monte Siao 04 - MalhasPor oferecer um leque farto de possibilidades de compras, o consumidor sai ganhando.

Afinal, a forte concorrência entre as marcas gera uma disputa pelo melhor preço e qualidade. Para promover mais vendas e atrair mais turistas, vários eventos foram incorporados ao calendário anual de Monte Sião.

Atrações

Além das malhas, outro produto fabricado em Monte Sião que virou símbolo da cidade é a porcelana.

Monte Siao 05 - PorcelanaLá são produzidos artigos que têm na mistura das cores azul e branco sua marca registrada. Há 40 anos, a Porcelana Monte Sião fabrica desde utensílios domésticos até artigos de decoração dos mais luxuosos. Todos 100% artesanais, feitos em um forno a lenha.

A fama que a cidade leva por conta das inúmeras lojas de tricô faz com que o local seja mais caracterizado como um destino de passeio.

A maioria dos turistas acaba passando apenas um dia em Monte Sião.

Monte Siao 06 - PracaMas a vantagem de se ter um amplo mercado em Monte Sião é o belo visual da cidade.

O visitante pode ter bons momentos de descanso do “bate perna” na Praça Mário Zucato, onde estão inusitadas esculturas em plantas.

Pode aproveitar a estadia também para visitar o Santuário da Nossa Senhora da Medalha Milagrosa e também o Museu Histórico e Geográfico.

 

Veja o vídeo e conheça um pouco mais sobre Monte Sião.

Compartilhe