Menu Categorias
Chapada dos Veadeiros – GO

Chapada dos Veadeiros – GO

O Encanto Místico do Cerrado.

Localização

veadeiros-placa-alto-paraisoLocalizada a 230 km de Brasília em uma chapada com 1.300 metros de altitude média, a região tem diversas nascentes que descem platô abaixo em direção ao Rio Tocantins.

A Chapada dos Veadeiros é a região de cerrado de altitude do estado brasileiro de Goiás. Abrangendo vários municípios, dentre eles, São João d’Aliança, Alto Paraíso de Goiás, Colinas do Sul, Teresina de Goiás e Cavalcante, sua altitude ultrapassa 1600 m.

História

A Chapada dos Veadeiros abriga o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, considerado patrimônio natural mundial, porém toda a região é protegida por Lei . A área é conhecida por sua beleza natural.

O parque abrange uma área de 65 514 ha de cerrado de altitude, dos quais aproximadamente 60 % ficam em Cavalcante e os demais 40 % em Alto Paraíso de Goiás.

Em dezembro de 2001 o Parque foi incluída na lista do Patrimônio Mundial pela UNESCO.

Cristais de Rocha afloram do solo e acredita-se que a região é muito rica em cristais de quartzo, e isto é um ponto de convergência de energia e eletricidade muito utilizados nas pesquisas.

veadeiros-rio-dos-courosA Chapada dos Veadeiros é um importante centro dispersor de drenagem, com a maioria de seus rios escavando vales.

O principal é o Rio Preto, um afluente do Rio Tocantins, que forma várias cachoeiras ao longo de seu curso.

Entre as espécies da fauna que habitam o parque, cerca de cinqüenta são classificadas como raras, endêmicas ou sob risco de extinção na área.

No tocante à flora, já foram identificadas 1 476 espécies de plantas no parque, das 6 429 que existem no bioma do cerrado.

Turismo

veadeiros-elianeA Chapada dos Veadeiros encanta a todos que a visitam, por suas paisagens, águas límpidas e riquíssima biodiversidade, com várias plantas endêmicas do cerrado de altitude.

O acesso ao parque se dá pelo Povoado de São Jorge, que está ligado à cidade de Alto Paraíso de Goiás por uma estrada parcialmente asfaltada de 36 km. Entre as principais atrações do parque estão os dois saltos do Rio Preto, com respectivamente 80 e 120 m de altura, os Canyons do rio Preto, quedas d’água em paredes rochosas de um estreitamento do rio, e as cachoeiras carioquinhas, uma formação de piscinas naturais ideal para banhos leves e hidromassagem.

veadeiros-vale-da-luaAlém das trilhas do próprio parque, há diversas atrações turísticas. Entre elas se incluem: o Vale da Lua: formações rochosas cinzentas esculpidas pelo Rio São Miguel, que possuem um aspecto “lunar”. Cachoeiras Almécegas: duas cachoeiras, uma de 50 e outra de 15 metros, em que a água escorre por rochas íngremes. Próximo ao centro de Alto Paraíso, encontramos Raizama, um conjunto de cachoeiras ideal para a prática de canyoning e rapel,  Águas Termais, piscinas naturais com água a cerca 38 graus de temperatura.

veadeiros-aguas-termaisA Chapada dos Veadeiros, especialmente na região de Alto Paraíso possui um forte turismo místico. Dentre os motivos, pode-se citar as exuberantes paisagens, a abundância de aflorações de quartzo – o que faz a chapada ser vista como um centro de concentração de energia – e o fato de ela ser cortada pelo paralelo 14, o mesmo que passa por Machu Picchu. A ocupação mística da região começou pouco antes da criação do parque. Em 1957, chegou uma missão espiritual vinda de Recife que fundou a Fazenda Bona Espero, uma instituição filantrópica que ensina o esperanto.

Uma caminhada pela Chapada dos Veadeiros é um passeio por um museu vivo, sempre cambiante, de plantas e paisagens únicas, moldadas com carinho pela natureza durante milhares de anos.

Com dois climas distintos durante o ano – muito seco entre junho e outubro e chuvoso entre novembro e início de maio – o meio ambiente determina o aspecto dos elementos da paisagem que, no entanto permanece encantadora durante todo o ano.

Nas suaves encostas um cenário de sonho, com as palmeiras buritis nas veredas, pastoreando as jovens árvores das matas de galeria. Ladeando as matas, campos que florescem o ano todo, mesmo após uma eventual passagem do fogo.

veadeiros-catarata-dos-courosNas encostas abruptas, os rios e riachos com águas limpas (esperamos que assim permaneçam para sempre) despencam serra abaixo, formando belíssimos saltos, cachoeiras, quedas, corredeiras e poços.

Tanta riqueza permaneceu guardada durante muito tempo, da mesma forma que a riqueza cultural mantida pelas comunidades pioneiras revelando tradições que permanecem na região há mais de 250 anos.

Estes dois fatores – meio ambiente e cultura preservados – permitem o eterno encantamento dos que visitam a Chapada dos Veadeiros.

 

Veja o vídeo e conheça um pouco mais sobre a Chapada dos Veadeiros.

Compartilhe