Menu Categorias
Carrancas – MG

Carrancas – MG

A Terra das Cachoeiras.

Localização

carrancas-placaSituada no Circuito das Pedras, no Sul de Minas Gerais, Carrancas reúne, em um só lugar, tudo que o amante da natureza e da história de nossa gente pode querer.

Sua população segundo o censo realizado pelo IBGE em 2010 é de 3.952 habitantes.

Um lugar bucólico, em que o antigo e novo se misturam, emoldurados por diversas atrações naturais, entre serras, grutas, poços e cachoeiras.

A cada trilha, uma paisagem nova deságua aos olhos do turista.

História

carrancas-cidadeA cidade foi fundada em meio ao ciclo do ouro e as viagens desde Parati trouxeram bandeirantes e as suas famílias, que fixaram moradia e criaram um povoado.

As escavações feitas pelos novos garimpeiros na serra mais próxima do lugar associadas a duas grandes rochas lá existentes, formavam para quem as via de longe, fisionomias semelhantes às de duas caras, por isso o nome de Carrancas.

De lá para cá, muitos outros nomes surgiram, como, Nossa Senhora da Conceição das Carrancas, Carrancas de baixo, Carrancas de Cá e finalmente Carrancas.

carrancas-matrizPor ironia, propriamente no município não fora encontrado ouro em quantidade economicamente viável, mas na região bem próxima onde hoje estão localizados os municípios de São João del Rey, Tiradentes e Lavras.

Uma das mais importantes fontes de renda do município é a pecuária de corte e de leite, juntamente com a produção de cachaça, café, cana, eucalipto, milho, queijo, mandioca, feijão, arroz e artesanato.

Turismo

carrancas-fumaca-06A cada ano a cidade atrai mais pessoas que vêm em busca de aventura, atividades ligadas à natureza, observação da fauna e da flora e da vida nas fazendas do interior. A quantidade de nascentes, quedas d’água e atrações refrescantes dão a Carrancas o título de “A Terra das Cachoeiras”, conhecida nas capitais e nas cidades da região.

A água brota em Carrancas como as flores no cerrado. Onde quer que você ande sempre irá encontrar pelo menos uma pequena nascente, ou um pequeno poço…

Hoje são mais de 30 atrações mapeadas, mais de 60 atrativos naturais, entre serras, grutas, poços e cachoeiras, das mais próximas da cidade e com trilhas leves, às mais altas na serra e de difícil acesso, mas nem por isso, menos convidativas.

carrancas-fumaca-06As cachoeiras de Carrancas atraem as famílias, os ecoturistas e os mais aventureiros, e oferece recompensas incríveis para quem se aventura em suas trilhas.

As cachoeiras em Carrancas estão em propriedades particulares, com exceção à Cachoeira da Fumaça que está em espaço público, área que hoje está em processo de criação de um parque municipal.

Conheça as cachoeiras de Carrancas e aproveite para entrar em contato com a natureza e desfrutar de um gostoso banho relaxante…

carrancas-fumaca-05Carrancas reserva também algumas surpresas para os visitantes, especialmente para os que se interessam pela documentação natural do homem.

As pinturas rupestres em Carrancas foram encontradas no complexo da Zilda e são autênticas representações pintadas em vermelho, na rocha, que datam cerca de 3.500 anos atrás. É curioso estar no local e tentar voltar no tempo, dos coletores-caçadores, e buscar o significado destas formas.

Este tipo de traço está presente em Carrancas, Andrelândia e São Thomé das Letras.

Carrancas - EscorregaParte mais extensa da charmosa Estrada Real, Carrancas hoje oferece boa estrutura para aqueles que desejam conhecer sua gente hospitaleira e provar um pouco da experiência de caminhar pelas trilhas e se contaminar com a calma e a tranquilidade do lugar.

A cidade foi fundada em meio ao ciclo do ouro e as viagens desde Parati trouxeram bandeirantes e as suas famílias, que fixaram moradia e criaram um povoado.

As escavações feitas pelos novos garimpeiros na serra mais próxima do lugar associadas a duas grandes rochas lá existentes, formavam para quem as via de longe, fisionomias semelhantes às de duas caras, por isso o nome de Carrancas. De lá para cá, muitos outros nomes surgiram, como, Nossa Senhora da Conceição das Carrancas, Carrancas de baixo, Carrancas de Cá e finalmente Carrancas. Por ironia, propriamente no município não fora encontrado ouro em quantidade economicamente viável mas sim na região bem próxima onde hoje estão localizados os municípios de São João del Rey, Tiradentes e Lavras.

carrancas-fumaca-03Hoje, a cidade é considerada a Terra das Cachoeiras. Sua beleza natural atrai visitantes de todo o país e do exterior, sendo utilizada diversas vezes como cenário de gravações de novelas, mini séries e filmes.

Além das trilhas, das quedas d’água e da vegetação abundante, Carrancas tem ainda a hospitalidade de sua gente, que se traduz em  pequenas pousadas, restaurantes e hotéis-fazenda que propiciam ao visitante a verdadeira vida do interior.

Conhecer Carrancas e descobrir suas belezas naturais é chegar perto do paraíso.

 

Veja o vídeo e conheça um pouco mais sobre Carrancas.

Compartilhe